Sejamos água, rio ou mar e livres! :-)







A água é uma substância líquida e incolor, insípida e inodora, essencial para a vida da maior parte dos organismos vivos. Nem mesmo a água é universal! Existem seres vivos que não precisam dela.

A água se ajusta a qualquer formato e contexto. Em grande volume pode deformar superfícies mais rígidas, como as rochas. Tudo depende da quantidade e da intensidade. Uma gota, por exemplo, faz efeito no meio ambiente, mas em grandes volumes causam estragos irreparáveis.

Numa analogia com nossa vida, podemos considerar a água como um fator de equilíbrio e da possibilidade de nos moldarmos às diversas situações do nosso cotidiano. Não precisamos ficar no extremo de ser uma gota e nem um tutsunami.

Esvaziar nosso "HD" é um primeiro passo para chegarmos num ponto de mutação que nos permita refletir, nos conhecermos melhor e nos moldarmos conforme nosso pensamento.

Sermos capazes de fugirmos dos padrões e construirmos nosso próprio caminho, assim como um rio que em seu curso é capaz de romper barreiras e obstáculos e, ao mesmo tempo, ter momentos de superfícies planas, seguindo o fluxo natural rumo ao oceano.

O maior desafio é conseguir fluir em nosso dia a dia, pois nossa tendência sempre é criarmos poças de água parada, onde ficamos agarrados às regras, imposições sociais, decepções com a vida, remoendo e procurando achar fora de nós os problemas e as soluções, quando na verdade a chave está dentro do nosso "HD".

Criamos expectativas, esperamos do outro, da vida e do universo as respostas para nossas questões, quando na verdade deveríamos seguir nosso próprio curso sozinhos/as, fluindo como o rio, nos ajustando conforme nossos próprios padrões e convicções.

Talvez a senha seja compreendermos que nascemos livres, soltos/as e sozinhos/as. Devemos conviver em sociedade e nos reconhecermos como seres coletivos, mas no fim de tudo, ao deitarmos nossa cabeça no travesseiro somos sempre nós e nosso "HD" em processamento.

Viver a vida sem contornos, livres para sermos o que quisermos ser, de acordo com nosso próprio padrão é um desafio diário de desconstrução, persistência e luta para sairmos da nossa poça de água e seguir como o rio em direção ao mar, ao nosso próprio mar (no sentido literal - nossa praia e no sentido figurado - a imensidão de oportunidades para cada um de nós).

O primeiro passo é acharmos dentro do nosso "HD" onde está o botão do reiniciar. Independente da nossa vontade, tanto nós, quanto os rios estão em constante transformação. Como afirmou o filósofo Heráclito "nenhum homem pode banhar-se duas vezes no mesmo rio, pois na segunda vez o rio já não é o mesmo, nem tão pouco o homem!"

Que possamos ser água! Nem gota, nem tutsunami, mas um rio que flui e constrói seu próprio curso em direção ao nosso próprio mar com equilíbrio, consciência e liberdade!

Sejamos livres! 

08/03/2019
<3

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chico Science: o caranguejo que andou pro sul, saiu do mangue e virou gabiru...

Série "Chicão, Sincorá e Purificação: gastações de uma aventura no Vale do Capão”